O GramadoZoo é uma empresa privada, mantida financeiramente pelo dinheiro da venda dos ingressos e dos produtos da loja, sem nenhum subsídio do governo. Ao pagar sua entrada você estará colaborando para o sustento do Zoo, seus projetos de educação ambiental, projetos de conservação de espécies em risco de extinção, pesquisa e para o bem-estar dos animais que habitam o GramadoZoo.
Os animais que habitam o GramadoZoo são provenientes de: resgate de fauna em parceria com a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado), PATRAM (Patrulha Ambiental) e IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), permutas de animais com outras instituições; aquisições de outros Zoológicos e nascimentos no próprio Zoológico. Muitas vezes chegaram doentes, feridos ou mesmo vítimas de maus tratos.
Todos os animais que vivem no GramadoZoo são animais selvagens e seu comportamento é imprevisível. Para a sua própria segurança, não toque nos animais.
Não é permitido alimentar os animais no GramadoZoo, a exceção da ração autorizada que se encontra em vários pontos do Zoo. A alimentação dos animais segue um cardápio nutricional equilibrado para cada espécie. Os alimentos são preparados e servidos diariamente em bandejas, pelos tratadores, recebendo o acompanhamento da equipe técnica do GramadoZoo.
Todos os animais têm o seu comportamento conforme a sua própria biologia: alguns são mais agitados, como o macaco-prego e o graxaim. Outros, como o jacaré ou a jiboia ficam mais quietos. Por isso, antes de fazer uma visita ao Zoo, procure saber mais sobre o comportamento dos animais selvagens. O GramadoZoo dispõe de uma Visita Noturna quando você poderá ver os animais de hábitos crepusculares e noturnos mais ativos durante esse período. Não perca essa aventura a luz das lanternas!
No GramadoZoo não é permitida a entrada destes animais, tanto pelo bem de nossas espécies como do seu mascote. Recomendamos que você deixe seu animal de estimação em casa.