QUEM MANTÉM O GRAMADOZOO?
O GramadoZoo é uma empresa privada, mantida financeiramente pelo dinheiro da venda dos ingressos e dos produtos da loja, sem nenhum subsídio do governo. Ao pagar sua entrada você estará colaborando para o sustento do Zoo, seus projetos de educação ambiental, projetos de conservação de espécies em risco de extinção, pesquisa e para o bem-estar dos animais que habitam o GramadoZoo.
DE ONDE VIERAM OS ANIMAIS QUE ESTÃO NO ZOO?
Os animais que habitam o GramadoZoo são provenientes de: resgate de fauna em parceria com a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrtura do Estado), PATRAM (Patrulha Ambiental) e IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), permutas de animais com outras instituições; aquisições de outros Zoológicos e nascimentos no próprio Zoológico. Muitas vezes chegaram doentes, feridos ou mesmo vítimas de maus tratos.
POSSO TOCAR NOS ANIMAIS NO ZOO?
Todos os animais que vivem no GramadoZoo são animais selvagens e seu comportamento é imprevisível. Para a sua própria segurança, não toque nos animais.
POSSO ALIMENTAR OS ANIMAIS NO ZOO?
Não é permitido alimentar os animais no GramadoZoo, a exceção da ração autorizada que se encontra em vários pontos do Zoo. A alimentação dos animais segue um cardápio nutricional equilibrado para cada espécie. Os alimentos são preparados e servidos diariamente em bandejas, pelos tratadores, recebendo o acompanhamento da equipe técnica do GramadoZoo.
POR QUE ALGUNS ANIMAIS FICAM MUITO TEMPO PARADOS OU DORMINDO?
Todos os animais têm o seu comportamento conforme a sua própria biologia: alguns são mais agitados, como o macaco-prego e o graxaim. Outros, como o jacaré ou a jiboia ficam mais quietos. Por isso, antes de fazer uma visita ao Zoo, procure saber mais sobre o comportamento dos animais selvagens. O GramadoZoo dispõe de uma Visita Noturna quando você poderá ver os animais de hábitos crepusculares e noturnos mais ativos durante esse período. Não perca essa aventura a luz das lanternas!